sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

2012: Um filme bom ??

Hoje assisti 2012. Quando ouvi falar a respeito deste filme logo pensei: "Mais um filme sobre o fim do mundo" e por essa razão não me interessou. Não que não parecesse bom, pelo contrário. Porém a "idéia" já é antiga e já foi reproduzida diversas vezes.
O que me dispertou interesse neste filme, foi a cena do caos atingindo o Rio de Janeiro. Não apenas por ter me identificado com o país ali exibido, mas por ter visto uma cena do desastre de proporções mundiais reproduzido em um ponto do hemisfério sul, ou seja, não era Nova York (World Trade Center e Estátua da Liberdade), Washington (Casa Branca), Londres ou a capital russa Moscow. Era o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
Na verdade, essa cena infelizmente não era uma "cena" do filme, e sim uma cena assistida pelos protagonistas da história.
No mais, como em qualquer bom filme americano de fim dos tempos, há centenas de pessoas morrendo no cenário, em meio a fugas hilariantes e surpreendentemente bem sucedidas dos protagonistas da história (embora sejam de prache, são muito boas). Há também o casal divorciado que nem há necessidade de contar o que acontece com eles no final (que é feliz, a propósito).
Detalhe interessante: O presidente dos EUA (todos os filmes de fim dos tempos tem para este papel um personagem carismático, preocupado com o povo e que dá sua vida por ele) é negro. Digamos até que tem certa semelhança com Barak Obama.
O filme é bom até a chegada do clímax da história, a qual começa a ficar realmente "forçada" com naves resistentes a tsunamis ao passo que não fecham a porta por conta de um cabo derrubado no sistema hidráulico de fechamento da mesma.
Como havia falado do final feliz, este até que foi diferente, celebrando os valores humanos e o altruísmo. Digamos que ele transmite uma "mensagem". O único problema é que a decisão de ajudar um monte de gente, além da capacidade e da estrutura disponível, não resultou em caos. Somente alguns "problemas" que depois foram resolvidos. Quase um conto de fadas.
Mesmo assim, minha opinião sobre o filme é positiva, para quem gosta do gênero, eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário