sábado, 12 de dezembro de 2009

Fim de Ano: Quantos compromissos vc consegue assumir (e honrar) simultaneamente??

Me pergunto quando foi que o fim de ano deixou de ser agradável. Me parece um processo que se desenvolve exponencialmente, rumo ao caos formado pela cuminação de diversos fatores. O capitalismo estimula o consumismo acelerado e desenfreado (o que olhando pelo ponto de vista econômico é muito bom, afinal, proporciona o "giro da economia" de maneira expansiva ao inves de restritiva).
No desenrolar deste processo, se você não está como um louco fazendo compras, você está trabalhando feito um louco, para atender (direta ou indiretamente) a demanda multiplicada (o que olhando pelo ponto de vista econômico é bom, porque você está empregado, ganhando hora extra e terá dinheiro para fazer suas compras de Natal, mais uma vez girando essa grande roda da economia, porque outras pessoas terão que trabalhar para atender a demanda da qual você fará parte. Elas também receberão remuneração e assim o ciclo continua).
A questão é que se lembramos de épocas anteriores, a nossa principal preocupação estava centrada nos preparativos da ceia de Natal, na programação regular para comemoração desta data na igreja, e só.
Quando fiz menção aos vários fatores culminando neste caos, além da "Roda da Economia" necessitar girar mais rápido nesta época, também me referia a todas as demais atividades em que somos de alguma forma envolvidos, principalmente na igreja. Hoje não se fala mais em "uma programação regular", mas de várias atividades. Culto de Natal, almoço de fim de ano, encerramento disso, encerramento daquilo. Se você está envolvido "ativamente" nessas atividades, ainda necessida dispor tempo para toda a prévia, preparos, ensaios, etc.
Talvez tudo isso não seja realmente tanta coisa. Desde que não levemos em consideração nossa rotina habitual (que já compete com o relógio naturalmente) da qual tampouco nos abstemos no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário