domingo, 13 de dezembro de 2009

Estar triste

Nosso idioma é dotado de uma riqueza gramatical incrível. É difícil aprender português! Nosso vocabulário também possui uma grande diversidade. Em outros idiomas você não pode expressar a palavra "saudade", por exemplo. É exclusiva nossa, pessoas oriundas de países de fala portuguesa.
O idioma português, é um dos que separa os verbos "ser" e "estar" estabelecendo significados diferentes para eles. Certa vez, tive dificuldades em tentar "separar em dois" o verbo to be para um amigo americano.
Ora, temos então o privilégio de distinguir a diferença entre "ser triste" e "estar triste" sem maiores dificuldades.
Provavelmente se eu perguntar se é bom ser ou estar triste, me responderão enfaticamente "Não!".
Mas eu refleti sobre essa pergunta, e percebi que a resposta pode ser diferente para "ser triste" e "estar triste".
Obviamente eu diria que "ser triste" não é bom. Porém, contrariando a maioria das pessoas, afirmo que "estar triste" pode ser até saudável.
O momento de tristeza aguça a sensibilidade, fragiliza nossa segurança e auto-suficiência, nos torna mais introspectivos. Que grande oportunidade! Me parece um momento propício para reflexões a respeito de nossa própria existência, sobre nossa atual conduta e até mesmo sobre considerações de mudanças no nosso comportamento. Além, muito além de tudo isso, vejo o momento de tristeza como o passo para encontrar a alegria em Cristo. É no momento de fragilidade, de sensibilidade, de medo, que podemos encontrar em Deus a esperança e o conforto. É no momento de tristeza que podemos encontrar em seus braços abrigo seguro, conforto. Talves, seja o momento de tristeza que nos proporciona a possibilidade de reorganizar idéias, confiar em Deus, e conversar com Ele, da maneira mais pura e sincera. Quando somos fracos, Ele em nós é forte.

Um comentário:

  1. "Talves, seja o momento de tristeza que nos proporciona a possibilidade de reorganizar idéias, confiar em Deus, e conversar com Ele, da maneira mais pura e sincera. Quando somos fracos, Ele em nós é forte. ''

    Amémmm!!

    ResponderExcluir